roteiro - definizione. Che cos'è roteiro
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è roteiro - definizione

Guião; Roteiro de cinema; Roteirizado; Roteiros; Guiões
  • Página de um roteiro cinematográfico

Roteiro         
m.
Itinerário ou descripção escrita dos pontos que é necessário conhecer para se fazer viagem marítima.
Descripção de uma grande viagem, marítima ou terrestre: "roteiro de Vasco da Gama"; "roteiro de D. João de Castro".
Indicação methódica da situação e direcção dos caminhos ou ruas, praças, etc., de uma povoação: "roteiro de Lisbôa".
Fig.
Regulamento.
(De "rota")
m. T. da Índia port.
Aquele que roteia cadeiras; palheireiro.
(De "rota")
roteiro         
sm (rota2+eiro)
1 Náut Livro em que se encontra a descrição das costas marítimas, das correntes, dos baixios, dos climas, dos ventos, de tudo enfim que pode estorvar ou favorecer a navegação.
2 Descrição pormenorizada de uma viagem importante; itinerário.
3 Exposição completa e metódica das ruas, monumentos, museus, panoramas etc., existentes numa localidade e dignos de serem visitados.
4 Norma, regulamento.
5 Conjunto de indicações orientadoras da vida.
6 Teat Relação, tirada pelo contra-regra, de todos os objetos que têm de figurar nas peças (cabeleiras, roupa, mobília etc.).
7 Cin Guia minucioso de filmagem com os elementos técnicos do filme, como título, número das seqüências, enumeração e designação dos planos, movimentos de câmara e atores, diálogos, ruídos e música.
8 Em televisão, dupla relação desenvolvida em duas colunas, constando, na primeira, na ordem de aparecimento em cena, a relação de objetos e movimentos; na segunda, defronte, as falas que lhes devem corresponder no tempo.
Roteiro         
O , em inglês script (forma reduzida de manuscript - manuscrito), é a forma escrita de qualquer espetáculo audiovisual, escrito por um ou vários profissionais que são chamados de roteiristas (argumentistas ou guionistas).

Wikipedia

Roteiro

O roteiro (português brasileiro) ou argumento ou guião (português europeu), em inglês script (forma reduzida de manuscript - manuscrito), é a forma escrita de qualquer espetáculo audiovisual, escrito por um ou vários profissionais que são chamados de roteiristas (argumentistas ou guionistas).

O roteiro ou argumento é um documento narrativo utilizado como diretriz para espetáculos de cinema, programas televisivos ou jogos eletrônicos.

Roteiros de ficção contêm a íntegra de um filme ou de um capítulo de novela ou seriado, divididos em cenas numeradas que descrevem os personagens e os cenários. O roteiro inclui todos os diálogos, com indicações para os atores quanto à entonação da voz e à atitude corporal. Além disso, informa o horário em que cada cena deve ser filmada ("Dia", Noite", "Pôr do sol", "Amanhecer", etc.) e se a cena é "Externa" (filmada ao ar livre) ou "Interna" (gravada em estúdio). E quando isso ocorre é chamado de ambu.

Também espetáculos de não ficção, como a festa da entrega do Oscar ou o Criança Esperança dependem de um roteiro, assim como documentários e filmes publicitários. Cada um tem uma linguagem própria.

O roteiro técnico, desenvolvido posteriormente, dá indicações quanto ao posicionamento das câmeras, uso de gruas, iluminação e efeitos audiovisuais. É preparado pelo diretor do espetáculo, em conjunto com a equipe técnica e, eventualmente, com o roteirista.

O roteirista pode indicar, nos diálogos, a entonação do personagem com marcações como "ríspido", "alegre", "surpreso", etc. Modernamente, no entanto, reduz-se ao mínimo necessário a interferência do roteirista no trabalho do ator, que é conduzido pelo diretor. A falta absoluta dessas indicações, no entanto, pode levar a erros de interpretação quanto às intenções de uma fala.

Emoções 'invisíveis' dos personagens não são indicadas pelos roteiros porque precisam ser mostradas ao espectador através da vivência das ações dos atores em frente à câmera. Daí a noção essencial aos escritores de roteiro de que "escrever é igual a descrever". As emoções que o espectador sente a partir do estímulo da cena a que ele assiste num filme resultam da interpretação dos diferentes eventos descritos no roteiro que acontecem em frente à câmera, como ações e movimentos. Em termos da linguagem semiótica, pode-se dizer que a cena contém indicações ao espectador, que precisa decodificar e interpretar o que lhe é mostrado. Um roteiro em que as ações descritas se sucedem e fazem perceber um significado a partir do conjunto das ações é um bom roteiro.

Não são chamadas de 'roteiro' as peças de dramaturgia destinadas ao teatro nem o esquema a ser seguido em um noticiário. As primeiras são chamadas simplesmente de "peça" e o segundo recebe, no jargão técnico, o nome de espelho.